O Ensino Médio procura desenvolver nos alunos sua autonomia intelectual e pensamento crítico, valorizando competências necessárias à integração de seus projetos individuais ao projeto da sociedade em que se situam, permitindo ter condições para continuar aprendendo de forma autônoma e seletiva, em níveis mais complexos de estudo.

A proposta pedagógica do Colégio Dom Cabral acompanha as mudanças nos processos seletivos das Universidades, que sempre se constituíram como indicador dos planejamentos do Ensino Médio.

Educar para a vida e a transformação da pessoa e das estruturas é nosso dever e meta.

MATERIAL DIDÁTICO:

O material didático é dividido em duas fases. Os dois primeiros anos são dedicados à fundamentação teórica e à formação, sendo executado todo o conteúdo pedagógico do Ensino Médio. No terceiro ano, a prioridade é a preparação para o vestibular e o ENEM, visando à revisão e a utilização do conteúdo desenvolvido nos dois primeiros anos.

A prioridade é dada à formação do aluno, em que a contextualização e a fundamentação são essenciais. Para uma melhor organização do curso, os conteúdos programáticos de todas as disciplinas são organizados em setores e distribuídos em módulos. Cada módulo inclui um completo desenvolvimento da teoria, exemplos resolvidos e um conjunto de exercícios propostos que se destinam à aplicação em sala de aula e também à fixação nas tarefas de casa.

COMPONENTES CURRICULARES:

As disciplinas estão agrupadas nas áreas de Linguagens e códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas.

São elas:

·         Língua Portuguesa e Literatura (1ª, 2ª e 3ª série)

·         Educação Física (1ª, 2ª e 3ª série)

·         Matemática (1ª, 2ª e 3ª série)

·         Biologia (1ª, 2ª e 3ª série)

·         Química (1ª, 2ª e 3ª série)

·         Física (1ª, 2ª e 3ª série)

·         História (1ª, 2ª e 3ª série)

·         Geografia (1ª, 2ª e 3ª série)

·         Língua Estrangeira Moderna – Inglês (1ª, 2ª e 3ª série)

·         Espanhol (1ª, 2ª e 3ª série)

·         Arte (1ª série)

·         Sociologia (1ª, 2ª e 3ª série)

·         Filosofia (1ª, 2ª e 3ª série)

PROJETOS DESENVOLVIDOS:

No decorrer do ano letivo, são realizados projetos relacionados aos conteúdos trabalhados e projetos especiais como: Feiras culturais, visitas e viagens de caráter cultural, Olimpíadas de Matemática e Geografia, palestras e Simulados do conteúdo trabalhado.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES:

·         Escola de Música

·         Palestras via Telesala

·         Simulados do ENEM

·         Programa Intensivo de Estudos para o ENEM

CORPO DOCENTE

O setor possui um coordenador pedagógico para acompanhar e orientar todo o processo educativo.

O corpo docente é permanentemente atualizado para aplicar o projeto pedagógico. A partir do primeiro ano do Ensino Médio, os professores estimulam a busca por melhores resultados, com aulas dinâmicas e atraentes, a fim de se atingir o alvo imediato da aprovação nos vestibulares.