Nas últimas semanas, o país tem vivido intensamente manifestações contrárias à proposta de Reforma da Previdência Social proposta pelo Governo Federal. O próprio Colégio Dom Cabral manifestou publicamente sua posição contrária ao modelo de reforma apresentado.

No caminho de refletir e discutir qual direção o Brasil deve tomar neste âmbito, o Colégio convidou o assessor da Prefeitura de Campo Belo, e ex-aluno, Christopher Mendonça, para proferir uma palestra sobre a Reforma da Previdência. Partindo da Constituição Federal de 1988 que estabeleceu a Seguridade Social, destinada a garantir saúde, previdência e assistência social, foi abordada a importância da Previdência Social e também os meios para garantir seu financiamento. O debate indicou também que a Previdência não é uma concessão governamental ou um privilégio, e sim um direito constitucional.
Os alunos refletiram que várias reformas são indispensáveis à democracia brasileira, no entanto nenhuma reforma, contudo, “pode operar em sentido contrário, trazendo o risco de aumentar as desigualdades que historicamente já caracterizam a sociedade brasileira”. Como uma das políticas sociais de maior abrangência, a Previdência não pode ser analisada apenas sob a ótica de receitas e despesas, esquecendo-se de seu papel essencial na redistribuição de renda. Por fim, em meio a uma imensa crise nas instituições políticas envolvidas em inúmeras denúncias de corrupção, é contraditório, incoerente, ilegítimo e perigoso impor sem um real diálogo e participação popular, mudanças nos direitos sociais.