O Colégio Dom Cabral foi fundado pelo virtuoso sacerdote Padre Vicente Maria Cornélio Paula Borges, no ano de 1940.

Para a fundação do Colégio Padre Vicente contou com a ajuda de Dom Antônio dos Santos Cabral, do Prefeito Dr. Antônio de Bastos Garcia e outros.

O Colégio começou a funcionar com os seguintes cursos: Primário, Admissão, Ginasial, Curso Básico de Comércio e Técnico em Contabilidade. Foram também diretores da Escola: Dr. José Lustosa de Andrade, Guilherme Perrupato e Dr. Francisco Raposo.

Em 1951 Dr. Eduardo Ferreira Duca entregou o Colégio aos Padres Crúzios. O primeiro diretor Crúzio foi Padre Humberto Nienhuis. Padre Lucas teve presença marcante na escola, nesta época.

O Colégio funcionou num casarão da Praça Cônego Ulisses até 1958.Nos anos sessenta, Padre Justino Obers tornou-se diretor, deu mais vida ao Colégio. Foi criado o Curso Científico, atual Ensino Médio, foram abertas as matrículas para moças. O Colégio passou a denominar-se Colégio Dom Cabral, antes era Academia de Comércio Dom Cabral.

Nos anos setenta começou a funcionar o primeiro grau para as moças. O Colégio cresceu e se desenvolveu colocando muitos alunos nas melhores universidades do país.

Em 1978 o Colégio passou a incorporar o Colégio São José com transferência da entidade mantenedora.

Nos anos 80 Padre Agostinho foi nomeado diretor, a escola cresceu mais ainda. Muitos foram os investimentos e mudanças. Foi construído um prédio para o primário E o ginásio Poliesportivo. A Escola Infantil Balão Mágico passou a funcionar nas dependências do Colégio.

Um fato marcante é que a escola nunca restringiu as suas atividades às quatro paredes de uma sala de aula, mas sempre atuou em toda a região com total dedicação da direção e do corpo docente.

O Colégio continua crescendo, sempre com o lema de que cada um deve ter a oportunidade de estudar numa escola particular. Em 1997, Padre Agostinho passa a direção da Escola para o professor Laércio Paulo da Mata, que em 2009 passou a direção para o Sr. Eustáquio de Azevedo Silva, ex-seminarista, que, com o apoio de todo o corpo docente, continua se esforçando muito para alcançar a finalidade principal do estabelecimento que é: "o fundamento de toda educação é a busca constante que as pessoas e os grupos fazem de sua própria identidade. Educar não é transmitir aos outros a forma de ser homem. É, ao contrário, o esforço de cada um para fazer-se homem. O homem se educa. Cada pessoa é agente de seu desenvolvimento e por ele responsável".