Reflexão: Educar é humanizar

É pela educação que o ser humano transmite suas experiências e saberes, colaborando uns com os outros em contínuo processo de crescimento.  Nesse sentido, a escola se torna não apenas o lugar do aprender teorias, regras e histórias desconectados da vida, mas ao contrário o ambiente, em que crianças e jovens se formam cidadãos no mundo. O processo educativo proporciona a cada pessoa a possibilidade de alargar seus horizontes e se reconhecer responsável pelo bem comum.

Educar para a vida, como lema da nossa escola, significa esse olhar comprometido em fazer das experiências de aprendizado uma oportunidade de construir uma visão nova sobre o mundo, tecer sonhos de fraternidade.

As relações interpessoais entre os alunos, professores e a comunidade escolar possibilitam experiências importantes na afirmação dos princípios da convivência fraterna e respeitosa. O Colégio Dom Cabral se dedica por meio de inúmeras atividades a promover relações que fortaleçam em nossos alunos e alunas as habilidades socioemocionais necessárias na participação cidadã na vida social.

A pandemia escancarou o quanto a humanidade necessita de repensar o cuidado com a vida, com os mais vulneráveis e com o planeta. Nosso compromisso como escola é incansavelmente promover reflexões e partilhas que fortaleçam em nossos alunos a sensibilidade pelo cuidado solidário com a vida e com o outro.

educar post Reflexão: Educar é humanizar