PROJETO: “FALA QUE EU TE ESCUTO

fala que eu te escuto 1 PROJETO: "FALA QUE EU TE ESCUTO

Neste tempo pandêmico em que vivemos, o Colégio Dom Cabral proporcionou aos alunos um momento de escuta acerca de seus anseios e dificuldades em lidar com essa nova forma de viver e estudar.

Educar para a vida é formar cidadãos com base nos valores humanos, éticos e solidários. Esse é o lema do Colégio Dom Cabral. Aqui priorizamos a formação INTEGRAL dos estudantes por intermédio da escuta, do acolhimento e do diálogo.

A pandemia trouxe grandes impactos às vidas das pessoas, ao cotidiano e às relações sociais. Promover o acolhimento, a empatia e o cuidado por intermédio de um simples gesto da escuta é um dos caminhos que nos possibilitou enxergar as consequências desse distanciamento social pela ótica dos alunos.

Diante dessa situação, oferecemos o projeto: “Fala que eu te escuto”.

Trata-se de um projeto de escuta e acolhida criado para os alunos da partir do 4º ano do Ensino Fundamental até aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, em que profissionais do Colégio se encontram virtualmente com os alunos em pequenos grupos para ouvi-los e acolhê-los em um papo aberto e sincero. Para assim, praticando a empatia de entender em como suas vidas foram transformadas, oferecer uma palavra de apoio e de solidariedade nesse momento tão difícil da Pandemia do Covid-19.

O distanciamento social agrava ainda a cultura da indiferença e o do individualismo  presente em nossa sociedade, que muitas vezes não se coloca disponível a ouvir respeitosamente seu próximo.  O projeto possibilitou aos alunos um espaço e uma oportunidade de partilhar seus sentimentos e contemplar em uma reflexão profunda junto aos seus colegas do grupo sobre o momento vivido como um aprendizado para vida.

Cabe a reflexão: “Às vezes, tudo que queremos é alguém para nos escutar!”